Notícias

Ex-aluno do PPGO recebe premiação de melhor tese de doutorado (PRÊMIO CAPES DE TESE) de 2017

É com imenso prazer e satisfação que recebemos hoje a notícia de que o nosso ex-aluno Rafael Sarkis Onofre foi premiado com o Prêmio CAPES de Teses 2017, tese esta que foi orientada pela professora do PPGO-UFPel Tatiana Pereira Cenci e co-orientada pelo também professor do nossos programa Maximiliano Sérgio Cenci.

Esta é a 4ª vez que o PPGO-UFPel recebe tal premiação, sendo este o 3º ano consecutivo que a CAPES premia o nosso programa com o prêmio de melhor tese de doutorado na área de Odontologia. Este é mais um indicativo da consolidação que o PPGO-UFPel tem no cenário de pós-graduação nacional, destacando assim a qualidade das atividades de pesquisa realizadas no programa e dentro da nossa instituição. Cabe salientar ainda que esta é a segunda premiação deste tipo da Profa. Tatiana.

Com relação a tese premiada, a originalidade desta tese está no fato de que o sucesso da reabilitação de dentes tratados endodonticamente ainda é um tema envolto de pouca evidência científica. Adicionalmente, a evidência existente carece de qualidade, de reprodutibilidade e de validade externa. Neste contexto, esta tese é original não apenas por tratar de um tema pouco explorado em odontologia mas também por utilizar de diferentes metodologias para gerar conhecimento de alto nível e para fomentar o avanço da odontologia como ciência. Esse trabalho é o primeiro a demonstrar, baseado na análise dos resultados de nove ensaios clínicos randomizados, que a preservação da estrutura dentária tem papel fundamental no sucesso de restaurações de dentes tratados endodonticamente. Além disso, esta tese apresenta o primeiro ensaio clínico randomizado avaliando diferentes possibilidades restauradoras para casos de destruição extrema (sem paredes remanescentes e sem férula) de dentes tratados endodonticamente demonstrando que tanto pino de fibra de vidro como núcleos metálicos fundidos podem ser considerados opções restauradoras para esses casos. Outro aspecto considerado importante do trabalho de tese é que a existência de dois artigos que introduziram na literatura científica odontológica de forma inovadora e original a discussão sobre a importância da utilização de guias de reporte de pesquisa e as possíveis consequências (e malefícios) da sua não utilização tanto para pesquisadores como para profissionais de saúde e pacientes.

 

Downloadhttp://bigtheme.net/joomla Joomla Templates

                                                cnpq.png